domingo, 30 de janeiro de 2011

Aprendiz de cozinheiro com Bob Splitz

Ínicio do ano de 2011 (dias próximos ao réveillon)
Já leu um livro que te entusiasmou tanto ao ponto de você começar a ser o livro e a viver que nem seus perssonagens?
Então...
O livro se chama aprendiz de cozinheiro de Bob Spitz aquele que publicou um Best seller sobre a biografia dos Beatles. Agora sem resistir muito publicou a sua prória biografia de aventuras gastronômicas. Ele parecia interessante na estante e usei meu vale livro de natal para comprá-lo. Nossa cada receita que lia era um suspiro que me dava água na boca. Delirantemente delicioso.
Estava em Belo Horizonte e toda noite me juntava com meu mestre Mario chinelo para cozinhar sopa macro para a Clacla, me focava nas suas técnicas de corte com a faca e descasque, descasquei muitos legumes e fiquei viciada em descascar maças (mesmo gostando de comer a casca, só pelo arte de descascar). Realmente ansiava por cozinhar um prato meu, onde eu coordenaria o processo na cozinha. Então em um belo Domingo, dia que geralmente não se tem almoço pronto em casa, resolvi dar uma de Bob e me utilizar da sua experiência preparando pratos que aprendera em sua aventura mediterrânea.
Escolhi dois: um suflê, perante meu entusiasmo da última janta no Taste- Vin (http://www.tastevin-bh.com.br/principal/interna.aspx?Id=1) (melhor suflê dr BH, quem conhece entende) e um Taboule.
Ambas receitas do Livro
E para complementar minha mãe pediu para eu assar um peixe que ela tava descongelando

Suflê de batatas (p.184):
Receita original:
- 10 batatas grande de casca grossa
- 5 ovos grandes, separando-se claras e as gemas
- 5 colheres de manteiga sem sal, amolecida
- ½ a 1/3 de xícara de creme de leite amolecida
- uma pitada de noz moscada
- sal e pimenta do reino moída na hora

As alterações foram poucas, só reduzi pela metade a receita e troquei a pimenta do reino por uma branca.
Sem descascar as batatas coloquei-as em água fervente salgada (cortadas em pedaços homogêneos) cozinhando até ficarem macias ao garfo ( +- 25 mim), depois para tratá-las era só descascá-las com ajuda de um garfo e depois amassá-las bem. Se tivesse um espremedor seria mais fácil.
Pegue os ovos e separe as claras e as gemas. Pegue metade das gemas e as misture numa tigela com a manteiga, o creme de leite, a pimenta, a noz moscada e o sal. Misture tudo e depois adicione as batatas. Bate as claras, até se formarem picos de neve e despeje na mistura. Por cima polvilhamos mais pimenta.Depois leve ao forno por +- 25 minutos até se formarem uma crosta-marrom dourada . Como suflê bom é inflado, sirva imediatamente.


Não esperava que ele fosse inflar, acho que faltou um pouco mais de clara e gema. Era muita batata para pouco ovo.Por incrível que pareça ele cresceu, mesmo que pouco, já me roubou um sorriso.



Tabule com abobrinhas, hortelã e ovos cozidos
- 3 tomates
- ½ kg de cuscuz marroquino (grão médio)
- ¼ de xícara de azeite de oliva
- sal e pimenta- branca
- 4 ovos
- 2 abobrinhas medias
- ¾ de xícara de cebolinhas verdes picadas finamente
- 1/2 de xícara de salsinha picada finamente
- 1/3 de xícara de hortelã picada finamente
- 2 echalotas picadas em cubos finos
- suco de limão (1)

Não utilizei os ovos já que o suflê já levava uma boa quantidade o que poderia ser uma combinação enjoativa e em troca das enchalotas não encontradas em nossos supermecados, usamos cebola

“A chalota é uma erva da família das aliáceas, originária da Ásia central. Seu nome vem de Ascalon, cidade da Palestina onde era cultivada. Como a maioria das plantas deste gênero, é utilizada com fins culinários. A parte comestível está na raiz, que forma bulbos ovais e seu sabor pode ser definido entre o do alho e o da cebola.”

Para fazer esse tabule foi muito fácil. Nada foi ao forno além da água fervente. É recomendado gelar por umas duas horas os grãos do cuscuz regado de azeite. Como o tempo era curto coloquei o meu no congelador por uma hora.
Ferva uma panela de água salgada o suficiente para cobrir as 500 gramas dp grão (+- 1 litro) e depois coloque-a sob o cuscuz somente combinando (sem mexer). Tempere com sal e pimenta e reserve-o com uma toalha plástica por 15 min.
Enquanto isso corte tanto os tomates como as abobrinhas e as cebolas em cubinhos.
Para descascar os tomates é ensinada a seguinte técnica: Ferva água em uma panela grande o suficiente para caberem todos os tomates. Corte em X a pele da base dos tomates e em seguida restaure-os num banho de água gelada. Depois tire a pele e corte em 4 removendo a polpa e as sementes.
Por fim é só pegar todos os ingredientes e misturar bem, incluindo a salsinha, a hortelã e o suco de limão. Esfriar e servir frio.





Para o peixe piquei pimentões, cebola e alho. Temperei com sal e pimenta. E encharquei com suco de limão. Só assar!




No final música!

Um comentário:

  1. E eu estava presente e comi tudinho, posso dizer que o Taboule estava bem leve, o peixe nao sobrou nada e a batata viciante. Realmente estava muito gostoso. Só teve um detalha, além de ter aprendido a arte de descascar, deve aprender a arte de se organizar na cozinha e isso a mami sabe.

    ResponderExcluir