sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sociedade Serra-Amar

Já beirou uma estrada a procura de paz, amor e felicidade?
Eu encontrei.

A cozinha era um antropo de novos conhecimentos e socialização. Onde todos compartilhavam vivências passadas com comidas. Novas receitas foram criadas e descobertas. Todo mundo cozinhava ou pelo menos passava para dar de alguma forma amor a comida. Cartazes que simbolizavam a paz e o amor eram as facas da cozinha. A cozinha que era a casa de uma família. Família que era todos que queriam e estavam dispostos a conhecer e viver juntos.
Passei dois dias e uma noite nessa cozinhas, mas já deu para desfrutar um bom tempero.



Foi a primeira vez que cozinhei para 50 pessoas (ou mais). Claro eu era apenas uma função de apenas um dos pratos, mas os gostinho de poder dar meu amor e meu braço de alguma forma era maravilhoso.
Aprendi a fazer uma comida indiana chamada Chá-páti (quando perguntei como se escrevia? Me falaram, como você desejar)
Fiquei horas no forno chapando uns +- cento e poucos. Quase uma especialista em chapar Chá-páti.




Chá – páti (a tapioca de mandioca):

Misturar farinha de trigo ou como foi usado lá polvilho doce com aipim(mandioca) amassado, a quantidade não poderei ser tão especifica pois foi totalmente inferida, como seu coração mandar (2 xícaras de farinha para 1 Kg de aipim?). Tempere como quiser, com sal e pimenta. Depois só modelar na forma de disco e chapar! Na hora chapamos numa tabua de ferro quente, mas uma frigideira deve servir. Fica muito gostoso.
Essa massa pode ser o principio para muitas artimanhas, podemos quem sabe colocar parmesão na própria massa, ou por cima esperando ele derreter. Posteriormente rechear com tomates, outros queijos, alguns legumes, chocolate...
Ainda existia uma modalidade mais simples que era simplesmente ralar o aipim, misturar com um pouco de água, modelá-lo e chapá-lo. Deu certo também com inhame ralado.




Outra coisa interessante foi ver alguém cozinhando caroço de jaca em água fervente para fazer castanha de jaca. Nunca tinha visto. E o pior que fica realmente gostoso, se torna uma massaroca com um gosto sutil de jaca madura. Imagino que se torrarmos, ficará crocante como amendoim torrado.

Conheci o jambo, uma frutinha vermelha colhida na região com gosto de nabo e crocante como uma maça.

As saladas feitas todas eram vivas e ficavam realmente deliciosas. Principalmente quando era acrescido um molho de alho.

Outra receita, essa não era comestível, mas já que foi realizada com o fogo da cozinha e com o mesmo amor, me deixou um grande sorriso. É a flauta de bambu.
Ingredientes:
-Bambu
Aparelhagem:
- Ferro quente,
- Serra




Jogando seu corpo no mundo
Viva a sociedade aternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário