quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Bolo de aniversário s/ ovo

Fazer massa de bolo para mim sempre foi muito mais complicado do que parece ser, porque tem toda uma questão do ponto da massa, da quantidade dos ingredients e ainda tem a altura do fogo. Então nunca me arriscaria a preparar um bolo sozinha.
Quando o Breno me falou que ia dar um luau na praia para comemorar seu aniversário e que seus pais iam comprar um bolo, logo me candidatei para prepará-lo.
Como minha ajudante chamei a Paula, para mim não tinha pessoa melhor. Desde pequena essa menina é expert em fazer bolos, tem a mão exagerada, excelente para doces de festas. Um dia experimentei um bolo de doce de leite com abacaxi na casa dela que tava divino, aquele gosto nunca mais me saiu da boca. Ela adorou a idéia e me mandou comprar a seguinte quantidade de cada ingrediente:
- 4 xícaras de farinha branca s/ fermento
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de açucar cristal
- 2 colheres de sopa de manteira
- 2 xícaras de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa rasa de fermento
- 3 latas de leite condesado
- 2 latas de doce de leite
- morangos

Decidimos por um Bolo bem doce, que agradace a todos prováveis bebados da festa. Pensamos em um bolo de dois andares com recheiro de doce de leite com morango e calda de chocolate.

Inicialmente mistura-se o açucar com a manteiga até atingir uma mistura homogenea depois se joga a farinha e se mistura com as maos até a massa criar a consistencia de” bolinhas que se quebram facilmente” (é fácil de entender com a mão na massa). Coloca-se o leite, o chocolate e o fermento e mistura-se novamente agora com uma colher de Madeira ou uma batedeira.
Coloca-se numa forma untada de +- 24 cm de diametro e ao forno baixo, incialmente pré aquecido.


Fizemos duas vezes o mesmo bolo e entre eles colocamos o doce de leite misturado com morango e por cima muita, muita, muita calda de chocolate. O bolo obviamente ficou mais calda do que bolo.
Nominamos ele de pão de mel.

O interessante desse bolo é que além de não levar ovo, pode ser a base para diversos bolos diferentes. Podemos usar açucar mascavo, farinha integral, algum suco de fruta, qualquer recheio, colocar aveia e assim vamos variando.
Depois que fiz esse, fiquei morrendo de vontade de fazer um integral de Kiwi, parece exótico, mas deve ficar bom. Amo kiwi.

O bolo foi trucidado na festa, não sobrou nem uma gota de calda, a gente até brincou que seriam as mão de Devaki, a verdadeira chefa do bolo e homenageada.

Obrigada Paula!

3 comentários:

  1. Obrigada, Lori!!!
    Também foi divertido pra mim! :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que delicia!!! Que lindo bolo e que receita boa. To com água na boca. Acho que lá em casa virará uma grande reuniao dos fãs de sorriso na culinária. Uau!!!
    Maravilha!!!
    Vou testar esta receita, mas depois de dar boas caminhadas.

    ResponderExcluir
  3. hahaha, haja boas caminhadas!
    Mas vale a pena!

    Fico feliz!

    ResponderExcluir