terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aniversário do Breno

Acho que devo começar pelo banquete que fiz para um queridíssimo e primeiro fã de carteirinha, Breno.
Como se já fosse uma tradição no seu aniversário que acontece todo dia 19 de janeiro eu lhe preparo uma comida saudável e gostosa. Ano passado me inspirei no filme Julie and Julia e aprendi a cozinhar o báscio para conseguir preparar um yakisoba cheio de legumes, dos mais variados. Esse ano me inspirei no tem gourmet e montei de fato um menu com direito a entrada, prato e sobremesa. Tentando manter um equilíbrio entre os pratos, mas nesse caso o meu estudo é escasso, fiz minha balaça com meu instinto.

Pepino c/ quinua (pode até ser chamado de terra molhada)
Cheguei a idéia dessa receita em uma insônia, pensando em sabores e pratos e numa ansiosidade para cozinhar. Queria algo com pepino já que Breno era fã. E sem nenhuma explicação aparentemente racional, fiquei com desejo de fazer uma pasta de quinua com ricota. E por que não coloca-la em cima do pepino e gelar?

O processo do creme consistiu em misturar uma ricota crua com azeite e sal e posteriormente jogar uma quinua cozida por cima com um pouquinho de água para dar mais viscosidade a mistura. Logo depois tapei com papel aluminio e coloquei na geladeira. Reservei o pepino cortado com limão na geladeira. Depois foi só juntar um ao outro. Me preocupei principalmente com a aparencia do prato então para compor o desenho coloquei uma cenourinha ralada no meio e peneirei mais quinua por toda vasilha. Daí vem o seu apelido, terra molhada.




O prato com certeza conseguiu roubar um sorriso do Breno. Primeiro uma grande gargalhada pore ele achar uma comédia eu fazer algo mais soisticado e métrico como nos reality shows de culinária. Depois um sorriso sincero.

Fiquei satisfeita

Salmão ao molho de limao com manteiga

Sessão flashback: “Li várias receitas de como realizar um salmão e as que mais me apeteceram eram as mais simples que envolviam limão e manteiga. Roubei a idéia de fazer um molho de manteiga com limão sisciliano. E para assar o salmão pensei em primeiramente temperar ele e deixar reservado algumas horas na geladeira para aderir melhor aos temperos. Foi temperado com pimenta, sal, alho e um pouco de vinho tinto ( ainda não sei se foi boa a combinação). No momento ele está na geladeira, mas imagino cozinhá-lo com cebola roxa picada em cubos, salsinha, cebolinha, pimenta de cheiro e talvez mais um alho. Para apresentação pensei em cozinhar rapidamente uma folha de bertalha e colocá-la por cima do peixe.
Veremos como ficará”



Enfim foi cozinhado como o combinado, mas a folha de bertalha não rolou. A cebolinha e a salsinha foram postas por ultimo com o peixe já cozido. Eu deixei ele pouco tempo no forno, o que o deixou estremamente macio. Como todo peixe de primeira o salmão ficou delicia.
Eu servi ele com arroz integral bem molinho, já que eu também não estava podendo comer coisas duras (por causa da cirurgia do ciso) e broccolis com alho poró.
O sorriso dele só aumentou



Torta suspiro de maça com banana

Sessão flashback 2: ‘’Acabei de botar para assar uma torta de maça.
Peguei a receita da vovó Maria da torta de maça com leite condesado, tava com desejo daquela torta. Porém não queria usar algo tão punkfood no jantar do Breno então relembrei daquela receita de torta integral com creme de banana do curso que fiz ano passado da Carla Saboya e elaborei uma nova receita própria.
Torta de suspiro de maça e banana
Inicialmente polvilhamos um recipente com canela e açucar mascavo e depositamos maça cortada em pedaços já descascados. Por cima colocamos um creme feito de 3 bananas e 3 gemas (teoricamente levava mel, mas esqueci de colocar). A torta vai para o forn durante 10 min e enquanto isso batemos a clara com açucar ( mascavo no caso) para formar uma consistencia de suspiro. Retiramos a torta colocamos a mistura e retomamos ela ao fogão até o suspiro se formar.
Na hora de recoloca-la no forno senti um cheiro excessivo de gema, talvez na próxima vez seria bom colocar só uma gema.”

A torta ficou até que gostosa e foi devorada emu ma hora por mim e pelo Breno. Sendo que acho que ela ficou mais viciante do que boa. O crème de banana estava com muita gema então mal se sentiu o doce da banana e ficou com consistencia de omelete. Ainda vou aprimorá-la.



Para acompanhar tudo pensei em cerveja.

Parece que o Breno ficou satisfeitíssimo

Fico feliz por isso.



Beijo beijo

7 comentários:

  1. Sempre quiz fazer esse blog. Olha que coisa, concorrência familiar. Podemos abrir um restaurante se eu voltar para o Brasil. Queria uma boulangerie na praça são salvador!

    ResponderExcluir
  2. Sabe qual é o melhor croissant do rio? é lá nos Loureiros.

    ResponderExcluir
  3. Na qualidade de rato de laboratório/felizardo que testou o prato em questão, venho dar o meu atestado de que:

    -A entrada com pepinos estava boa pra caramba, mas ficou divina quando entrou em cena um azeite especial que a Chef comprou pra ocasião

    -O Salmão estava exatamente no meio termo perfeito entre "salmão cru de restaurante japa" e "salmao mega velho de restaurante À quilo", isto é, quente mas muito macio e suculento. Foi o grande protagonista da noite.

    -A torta estava tão viciante quanto boa, foi um final espetacular que quase rivalizou com o salmão. Quase.

    A chef está de parabens, principalmente por que este não é o primeiro prato que eu provo dela e só consigo notar evoluções. As cervejas foram muito bem escolhidas, à propósito. E a companhia, (a própria chef) não podia ser melhor.


    último ponto:

    -A metade francesa da dupla de primos loureiro é muito esforçada, mas ainda tem que sacar muito de vida saudável pra rivalizar com a minha chef predileta

    ResponderExcluir
  4. Fico impressionado com as sua habilidades Laura !

    ResponderExcluir
  5. Mami tá só admirando. Deve ter sido delicioso esse jantar, que maravilha! Tô doida para ter um dia especial como esse. Um jantar da Laura. Uau! Abril estaremos aí e vamos curtir muito.

    ResponderExcluir
  6. hey hey obrigada!

    Ia ser lindo!! Se você também aderir minhas receitas hippiesvegan!
    Eu já gosto da culinária francesa... haha

    E Breno obrigada pelo puxa saquismo número 1!

    beijos a todos

    ResponderExcluir