terça-feira, 19 de julho de 2011

Crumble com sorvete de canela

Eu e papai estamos começando a entrar numa sintonia gastronomica. Estamos sempre pensando em comida, no que iremos comer e no que iremos preparar. Enquanto jantamos na noite anterior já pensamos no prato do almoço do dia seguinte. Uma espécie de doença?? Só se for de prazer, o prazer que sentimos de estar perto de uma cozinha, de um local de transformaçoes deliciosas. O prazer começa com o cheiro, depois vai para os dedos e depois finalmente chega a boca, a boca do povo. Que satisfação é alimentar!
Então, eu e papai resolvemos preparar o almoço de Domingo para a vovó e o vovô. Tinha que ser algo muito gostoso para substituir os almoços de Domingo da vovó que são sempre deliciosos. Vó tem sempre o melhor ingrediente, o amor.Para o prato principal servimos um Pad Thai, prato típico tailandes, receita roubado do restaurante Namthai ( que fica no Leblon). Mas a graça mesmo foi a sobremesa. Queriamos tentar finalmente acertar a receita de um sorvete, já que meu pai tinha ganho uma maquina de fazer sorvete a mais de um ano, Um ano a maquina ficara aos mofos na dispensa. Recentemente vinhamos tentando acertar a receita e sempre se frustando…. Mas o meu primo, gran chef goumert Francês, viera da França para nos mostrar suas habilidades culinárias. Sabido que só ele, já dominava a Larrouse Gastronomique, livro com todas as magnificas receitas francesas, e nos indicou uma receita de sorbet francês.
Veremos no que deu....

Sobremesas

Sorvete de canela

Ingredientes:
-120g de creme de leite
- 600 ml de Leite
-3 paus de canela
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de pimenta moida ( de preferência a pimenta branca)
-6 gemas de ovo
-100g de açucar

Preparo:
Coloque o leite, o crème de leite, a canela, a pimenta em uma panela e aqueça em fogo alto até ferver e espere 20 min para esfriá-la. Enquanto isso em um recipiente bata as gemas com o açucar, pode ser com um fourier ou com uma colher. Depois junte as duas misturas peneirando o leite com os outros ingredientes, a pimenta e a nata do leite devem ficar na peneira. Leve ao fogo novamente, agora a fogo baixo, e misture até começar a entrar em ebulição, então tire a panela imediatamente do fogo e deixa descansar até esfriar. Depois coloque na máquina e no congelador. Para quem não tem máquina, bata a mistura com gelo seco picado.


Cramble
Ingredientes:
- Açucar Mascavo
- Farinha branca
- Manteiga
- Maça e pera cortadas


Preparo:
Coloque os pedaços da fruta com um pouco de água para cozinhar, cozinhe até que estejam macias, mas nem tanto, não queremos fazer um pure. Unte uma forma e coloque os pedaços de cozidos. Enquanto isso prepare uma farinha com base nos outros ingredientes, derreta a manteiga e misture ao açucar e a farinha até formar uma consistencia arenosa. Inicialmente ficará pastosa é só ir adicionando mais farinhas. Espalhe a farinha por cima das frutas e leve ao forno pré aquecido a 200 C. Deixe em torno de meia hora até a farofa virar uma crosta crocante.

Parecem que as duas receitas foram feitas uma para outra. Formaram uma sitonia maravilhosa. Nossas bocas agradeceram com um leve sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário