segunda-feira, 25 de abril de 2011

Moqueca e pirão de algas

Dado o curso da Tiana, comecei meu interesse sobre alimentação viva e dado um professor de geologia me senti entusiasmada a comprar um dos melhores livros que já li, tudo bem eu posso estar exagerando. O livro se chama “Lugar de medico é na cozinha”. Na voz de um médico formado na UNB e doutorado como cirurgião na Alemanha, o livro fala de maneira leve a importância da comida crua para nossa saúde, baseado na fisiologia do corpo humano. No final do livro, somos premiados com deliciosas receitas de comida viva.
Uma delas resolvi preparar para minha mãe como boas vindas, afinal ela tinha passado um ano atormentado em Belo Horizonte e merecia um almoço bacana.

Moqueca de algas ( 3 pessoas bem servidas)
- 300g de carne de coco (+- 4 cocos)
- 500 ml de água de coco
- 2 folhas de alga marinha do tipo Kombu
- 200g de tomate cereja
- 1 limão
- ½ Maço de cebolinha
- ½ Maço de Nirá (não encontrei no mercado)
- Pimenta do Reino
- Cúrcuma ( usei curry)
- Sal marinho
- Pimenta dedo-de-moça
- Salsa ou coentro
- Azeite


Preparação:
Anteriormente algumas horas antes ou na noite anterior colocar as algas submersa em uma vasilha de água de coco para serem amaciadas, atingindo sua consistência original. Uma hora antes temperar as carnes de coco verde fatiadas com pimenta do reino e limão, reserve. Cortar e picotar todos ingredientes. Colocar tudo em uma panela (de preferência de barro) e juntar os temperos como o sal,a pimenta, o curry ( no caso), um pouco da água de coco e o azeite para formar o caldo da moqueca. Colocar a panela a fogo baixo e com a mão LIMPAS ir amaciando a comida, não esqueça de colocar seu amor. Essa técnica é usada para controlarmos a temperatura da comida, quando nossa mão não estiver mais suportando o calor, quer dizer que está na hora de abaixar o fogo ou retirar a panela. Pronto, a moqueca está pronta. É ideal que seja servida na hora


Para acompanha-la uma outra ótima receita que reaproveita a água excedente é o Pirão vegano.

Pirão de algas (3 pessoas bem servidas)
- 50g de algas Hijiki
- 500 ml do liquido excedente da moqueca
- 300g de mandioca fresca ou farinha de mandioca (utilizei a farinha)
- missô
- azeite
- pimenta dedo-de-moça


Preparo:
Hidratar a farinha de mandioca na água e coloca-la sob o sol, maneira de desidratá-la sem torrar. Depois juntá-la com os outros ingredientes numa panela (de preferência de barro) e amacia-las com as mãos sob fogo baixo como foi feito com a moqueca. Se utilizar a mandicoa fresca, precisará um dia antes pulveriza-la em um processador até formar um creme, o qual torcido por um pano ou coador de densidade media formará uma farinha. Depositar a farinha molhada numa peneira e deixá-la desidratar com o sol.


Exótico, o prato apresentou um certo grau de luxo, que fizeram os olhos da mamãe vibrarem e se orgulharem da filha, enquanto a boca de paladar aguçado não parava de comer. Um grande sorriso foi esse prato. Depois foi servido para visita que fez o seguinte depoimento
- Estou me sentindo em um restaurante indiano.
E saiu daqui com uma folha de papel o preenchida com toda receita

Parabéns aos Médicos que se utilizam dos nutrientes e dos sabores dos alimentos para curar.
Sorriso para a medicina integrativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário