segunda-feira, 14 de março de 2011

Desafio culinário - tacos de pepino

Hoje foi um dia peculiar que vale a pena comentar. Sabe quando você quer encontrar uma pessoa para jantar, mas quer ir para um lugar diferente e bacana, porque vocês dois necessitam de novidade, movimento. Aí de repente se depara com uma fatura negativa no seu cartão. Então, acabaram os seus problemas!!!

Tive uma grande idéia! Um desafio culinário. Pedi para que o dito fosse ao mercado e comprasse os igredientes que desse na sua telha. Então…
COZINHEMOS.


Os ingredients foram:
-Massa de taco semi-pronta
- Arroz preto RUZENE
-Um pote com champignon
- 3 maças
-Cebola e alho
- Um oleo chamado Tartufo (especiaria italiana, diretamente de NY)
-Um pepino ( de acordo com o ditto era para ser uma abobrinha, rs)
- Queijo parmesão
-Carpaccio de salmão


A massa de taco não me deu muita opção a não ser fazer algo semlhante a um taco. Um taco sem a carne moída tradicional dos mexicanos. Pensei em recheá-lo com pepino para dar o exagero da crocancia. Depois pensei em deixar o pepino semelhante a uma textura moída, que lembrasse quem sabe uma carne. Nunca tinha visto alguém cozinhar pepino…
Comecei refogando cebola com oleo de tartufo e um pouco de água numa frigideira. Depois despejei o pepino bem picotado, (pedaços de +- 0,2mm), fiquei mexendo por aproximadamente 10 min, até ele amolecer.Desliguei o fogo, joguei três fatias de queijo parmesão e fechei a panela, deixando ele derreter com o vapor.
Temperei metade do carpaccio com azeite e uma pimenta do reino que tinha em casa.
Ralei queijo
Descasquei e fatiei as maças em fatias.
Coloquei a massa semi-pronta no forno pré aquecido a 180 graus.
Feito tudo isso comecei a rechear os tacos. Pensei em fazer três frios que ocuparia o espaço de uma salada no jantar e três quentes sendo um dos pratos principais.
Os frios me inspirei no exagero da crocancia! Recheei com pepino frio, pedaços de maças e um pedacinho de carpaccio, com queijo ralado por cima.
O quente recheei com o pepino cozido e o queijo derretido e uma fatia do capaccio


Enquanto isso preparava também o segundo prato principal que consistia no Arroz preto com chanpgons. Me inspirei em algo meio selvagem, floresta por isso fiz a combinação. Além disso o arroz preto soltava uma coloração arroxeada que pintou os cogumelos o que deixou tudo ainda melhor.
Refoguei o arroz no alho e na cebola e depois botei para cozinhar com bastante água para deixá-lo bem molengo e grudento. Joguei os cogumelos picados e pronto.

Voiálá.
Na mesa também coloquei maças picadas, fatias de carpaccio e queijo ralado. O que deu uma descontraída no jantar. Pegue e junte seus temperos! Os papos foram dos mais variados, animados e divertidos. Taco sempre é uma comida divertida.

Não é que o pepino moído deu certo!! Foi a maior surpresa e satisfação da noite.




Premio sorriso: Breno e Laura

Um comentário:

  1. nota do gourmet: O lance do pepino não foi só ele estar picado, mas principalmente ele estar QUENTE. Foi a primeira vez que eu comi pepino assim e recomendo, foi bom pacas. Melhor que isso só o papo da cozinheira.

    ResponderExcluir