quarta-feira, 23 de março de 2011

Arroz - Sufflê de arroz

“O arroz é um dos alimentos mais antigos que o homem conhece e faz parte do sustento de mais de metade da raça humana. O alimento mais importante do mundo”
Concordo

Li num livro que a tempos atrás os Japoneses cultivavam a tradição de considerar o arroz um Deus. O arroz é essencial sempre, curador de vários males e super nutritivo, além de ser considerado pela teoria de equilibrio oriental ( ying x yang) como um alimento neutro, equilibrado.

Hoje resolvi ser uma cozinheira tradicional e seguir receitas de livros em vez de elaborar. Meu pai comprou um livro só de receitas de arroz ( Pratos clássicos de ARROZ, Janet Swarbrick)

Sufflê de arroz

- 125g de arroz
- 900 ml de leite
- 50g de manteiga
- 75g de açucar
- 4 ovos, gemas e claras separadas


Lave o arroz. Ferva uma panela com 3 copos de água o suficiente para cobrir a quantidade de arroz, depois da fervura jogue o arroz e o deixe cozinhar por aproximadamente 3 mim. Enquanto isso misture quase todo o leite (deixando uma parte para misturar com as gemas posteriormente) com o açucar e a manteiga, aqueça. Depois acrescente o arroz a mistura e cozinhe por 30 min até os grãos ficarem moles. Quando der 15 min, acrescente a gema misturada com o resto do leite. Misture bem ao final do cozimento, reserve. Bate as claras para ficarem estufadas e despeje na mistura. Pré-aquece o forno e unte uma forma de sufllê ( preferencialmente profunda e pouco larga). Jogue a mistura na forma e coloque no forno por 30 min, quando a superficie começar a dourar, pode tirar.


Viva le grain de arroz!


(o máximo que eu consigo fazer com uma webcam, na falta de uma camera decente!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário